PROJETO DE  SAÚDE DESENVOLVIDO EM PASSAC  E REGIÃO-HAITI


Muito querida Família Providencia ,

Neste mês missionário temos a alegria de partilhar com vocês um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo na área de saúde natural e comunitária em Haiti. Começamos com algumas atividades em 2013. Antonia e eu acompanhávamos enfermos acamados nas casas, fazíamos massagem para aliviar as dores e alguns procedimentos de saúde. Como o  povo começou nos procurar para os atendimentos, passamos a atender na sacristia da igreja, tudo improvisado, e ali ficamos até este mês.
Ainda no ano de 2013 recebemos a visita de algumas pessoas que representam a Associação Espanhola - ASHUADE e entregamos nossos projetos para elas. Posteriormente, recebemos a notícia que poderiam  nos ajudar  neste pequeno projeto de saúde, que  contempla a construção de um espaço para desenvolver os  trabalhos  e parte da formação para o povo. Assim que, aos poucos, o sonho começava a se tornar realidade. Em julho começamos a construção do Centro de Formação e Atenção a Vida. Uma casa simples, com uma varanda na entrada onde as pessoas podem sentar-se e esperar  pelo atendimento, uma sala de atenção ao povo, uma sala /cozinha para formação e preparo dos remédios naturais e um banheiro. O dinheiro que a ASHUADE nos enviou não foi suficiente para terminar a construção. E como Deus Providencia não nos abandona, a Congregação das Irmãs da Providencia de Gap - Religiosas e Leigos/as da Família Providencia, vieram ao nosso socorro e quase que terminamos. O básico foi construído e já estamos trabalhando e muito, neste espaço. Porém, nos falta colocar água, teríamos que construir um suporte e colocar uma caixa de água, terminar o banheiro para ser utilizado no futuro, pintura das paredes para conservação e forrar o teto. Temos consciência que pouco a pouco vamos fazendo o que se pode e com o que se tem.  Segue a prestação das Contas do dinheiro recebido para este projeto:

O Objeto geral deste projeto: Implementar a Medicina Natural para melhorar a vida dos habitantes de Plassac e Região
Reunimo-nos com o Comitê/coordenadores da Comunidade e  estabelecemos os objetivos específicos do Centro de Formação e Atenção a Vida: oferecer formação contínua aos membros da Pastoral da Saúde e também a toda comunidade através de cursos e encontros mensais.
Entre as atividades desenvolvidas temos as consultas de enfermagem e orientação nutricional, bem como o Tratamento Natural e o encaminhamento das emergências para as Referências de Saúde.
Nos dias de atendimento ao povo e no preparo dos medicamentos naturais os membros da Pastoral da Saúde estão sempre presentes aprendendo as técnicas utilizadas e ajudando nos trabalhos. A equipe se sente corresponsável, procuramos fazer tudo em conjunto, valorizando o protagonismo do Leigo. Deus seja Louvado!
Quanto às formações mensais para as crianças e mães, aproveitamos para  orientar as mães nos cuidados de seus filhos e prevenção das doenças. As  Líderes  da Pastoral da Saúde e enfermeiras do Posto de Saúde nos ajudam nas palestras para melhor compreensão e participação  do Povo. O mesmo acontece no trabalho com os idosos, elas participam ativamente. O trabalho é simples, participativo e realizado com muito amor, para que nossos irmãos Haitianos “tenham vida e vida em abundância”.
Na certeza que a Providencia não nos abandona se nela confiarmos, seguimos em frente com o coração grato por tudo que de graça recebemos.
Deus lhes pague muito querida Família Providência.
Em união com  Ir.Esthela e  todo o povo de Plassac,
Ir.Nara Raquel