III Encontro Geral da Família Providência
Província Sul - São Paulo - Brasil
Dioceses de São José do Rio Preto – São Paulo e Jale
s

                                                                                      “Adorai os desígnios da Providência mesmo sem os conhecer.”
                                                                                                                                                         Beato João M. Moye

No dia 9 de novembro de 2014, a Paróquia São João Batista de Nhandeara em São Paulo  acordou muito feliz e em atitude de “Sentinela”.
Estava vigilante para acolher as comitivas da Família Providência, que chegariam as 7h30 na Igreja Matriz para o III Encontro Geral da Família Providência.

Aos poucos foram chegando as comitivas das paróquias N.S da Conceição de Tanabi, São Pedro de Ubarana, Santo Antônio de Pádua, Capela Sagrada Família e Paróquia São Francisco de Assis – São José do Rio Preto, Capela Nossa Senhora Aparecida- Santa Rita D’este-Jales e Paróquia São João Batista-Nhandeara.

No sábado dia 08, foram acolhidas as Irmãs: Amélia Maria Nunes, Superiora Provincial das Irmãs da Providência de Gap, Angelina Rodrigues da Silva, Conselheira Provincial e as senhoras Dolores e Santa, Fraternistas de São Paulo.

Tudo estava previsto e organizado e pelas várias equipes, sob a eficiente e criativa coordenação do Padre Marcos Antônio de Oliveira, Pároco e Assessor da Família Providência, com  ajuda de Irmã Ângela F. Vilches, coordenadora.

A abertura do Encontro deu-se com a solene Celebração Eucarística na Igreja Matriz às 8h, com a participação da Comunidade Paroquial, presidida pelo padre Marcos Antônio.

A liturgia do domingo, celebrando a “Dedicação da Basílica de Latrão”, veio enriquecer toda a reflexão sobre Providência, sabiamente explicitada na homilia pelo Presidente da Celebração.

Em seguida, foi servido um bom café no Centro Catequético, seguido de uma carreata até a Capela N.S Aparecida, no Centro da Pastoral onde se passaria o dia. Na chegada, distribuição das sacolas e canecas com logotipo do tema “Sentinelas da Providência” e um momento da animação com a equipe de canto. Na capela, deu-se início à uma coreografia de crianças preparada por Gabriela Mendonça.

Momento gratificante foi sentir a Família Providência reunida dando louvores a Deus, cerca de cento e trinta participantes, além da presença do Padre Jair e do Diácono Nilton de Votuporanga, pertencentes à Providência e do vice-prefeito Dr. Lacy de Nhandeara.

Irmã Amélia Maria Nunes, Superiora Provincial deu sua mensagem ao grupo reunido expressando todo o louvor e gratidão a Deus Providência pela realização de mais um encontro. Agradeceu a comunidade de Nhandeara pela acolhida, a todas as equipes e particularmente ao Padre Marcos Antônio de Oliveira pela dedicação e carinho. Foram palavras de incentivo e esperança.

O Tema do Encontro foi: “Ser Sentinela da Providência na família”, explicitado pelo Padre Carlos Eduardo do Nascimento, da Paróquia N.S de Fátima de Monte Aprazível e membro do grupo “Gap”- Grupo Amigos da Providência. Na reflexão, ele aprofundou as quatro palavras chaves resultantes do Capitulo de Lectoure/França em 2006: “Ser Discípula (o), Peregrina (o) Sentinela e Geradores de Esperança”.
Após a reflexão do tema, Dr. Lacy – o vice-prefeito de Nhandeara, cristão católico, foi convidado a dar sua palavra manifestando alegria em estar no evento.

Seguiu-se o almoço, e o retorno à capela as 14, aonde os diversos grupos, apresentaram com criatividade a vivência do tema “Família Providência construindo um mundo de amor”. Num momento de alegria, reflexão e descontração aconteceu a “Tarde de Talentos Providência”.

Terminado este momento, a Coordenação fez as considerações finais, os diversos agradecimentos e orientações. O grupo dirigiu-se para a sala de palestra aonde a Família Providência de Nhandeara apresentou o seu talento no “Datashow”, focalizando o que é ser “sentinela” e viver unidos em família.
Na sequência, Irmã Isaura Gonçalves fez a oração final - “Benção da Providência” ; o padre  Marcos e o Diácono Nilton desejaram a todos uma boa viagem de retorno e com a  benção, encerrando assim III Encontro da Família Providência.
O grupo dirigiu-se ao refeitório, saboreou um gostoso picolé da “Dio Madona”, partindo cada um para o seu destino.

Ser “Sentinela” é estar atento (a), é prestar atenção aos sinais da Providência na caminhada.
Encerro este relatório com uma citação Profeta Isaias 21, 8: Estou de prontidão o dia todo e, em meu posto de vigia “continuo de pé a noite toda”.

Que o Beato João Moye, Missionário Apostólico, e Nossa Senhora Auxiliadora, a padroeira, continuem a derramar bênçãos e graças sobre toda a Família Providência.

Irmã Angela Freneda Vilches - Coordenadora

Pe. Marcos Antônio de Oliveira - Assessor

São José do Rio Preto, 10 de novembro de 2014


 

              
                               Copyright© - Todos os direitos reservados – Irmãs da Providência de Gap